domingo, 27 de dezembro de 2009

Tecnicamente correto, politicamente desastroso

Na semana que antecedeu a eleição de prefeito, em Tucuruí o IBAMA, acompanhado como de costume com a Polícia Federal, em uma operação denominada Arco de Fogo fez uma série de ações na Região de Tucuruí que provocaram um desfalque consideravel no eleitorado do candidato a Prefeito pelo Partido dos Trabalhadores, Joilson Ranieri.
  1. - Destruiram 200 fornos de carvão, lacraram as carvoarias, aplicaram multas em seus proprietários e responsaveis, com essa atitude, desempregaram pelo menos 600 trabalhadores.
  2. - Interditaram e fecharam três serrarias, o que desempregou pelo menos 250 trabalhadores.
  3. - Multaram dezesseis proprietários rurais, com multas astronômicas por desmatamentos realizados em tempos passados, dos quais muitos dos multados adquiriram as terras já desmatadas. Uma multa de três milhões de reais, depois de um ano, feito o respectivo recurso administrativo se transforma em uma multa de cinco mil reais, para pagamento parcelado, o que mostra que as multas astronomicas existem somente para impressionar a mídia. Porque não aplicar a multa de cinco mil logo de início, já que esta é legal.
Ações desse tipo, tirando o valor das multas que buscavam o sensacionalismo, estão tecnicamente corretas, mas executa-las as vésperas de uma eleição, no mínimo distorcem o resultado das mesmas, uma vez que os atingidos associam tais ações ao candidato do partido do governo que aplicou as punições.
Para o candidato Joilson tais ações foram desastrosas e podem ter sido a causa de sua derrota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário